terça-feira, 5 de outubro de 2010

Sabes o que é o pior da vida?!
(desenho a caneta de ponta preta Joana Gonçalves)

é ser desclassificado. 

O dicionário diz: "desclassificado": é um adjectivo. Desclassificado é aquele que não teve qualificação/classificação; desacreditado_; substantivo masculino: individuo que pelo seu procedimento é indigno de consideração. 
Agora transpondo tudo isto para a vida real, todos estes significados, apercebemo-nos facilmente que ser desclassificado  é péssimo, talvez das piores coisas que possam acontecer-nos.
Quando jogamos um jogo, quando praticamos alguma actividade, e especialmente por ganância, por determinação, ou apenas obsessão, fazemos "batota", transgredimos regras, desrespeitamos. Talvez estivéssemos a meros instantes de uma possível vitória, mas a nossa falta de valores fez com que fossêmos desclassificados, e perdemos qualquer hipótese de tentar sequer. 
Podemos ser desclassificados no trabalho, pela esposa, pelos filhos, pelos amigos, pelos.. 

A própria vida pode desclassificar-nos. 

Mas será que o somos sem método, sem razão sem nada? Seremos meras vítimas, ou ou maiores culpados? Talvez sejamos os tais indivíduos "indignos de considerar", talvez pelo que fazemos, ou proporcionamos. Talvez estejamos errados, e  talvez seja a única e pura forma de aprender.. ser desclassificados. 
"Sê a mudança que queres ver no Mundo", (Mahatma Gandhi), e não será esta a mais simples e completa resposta? Quem se pode mudar a si mesmo? Cada um, e cada uma, ou seja todos. Só cada um, pode ponderar, investigar, surpreendentemente avançar, decidir...* 

Cada um tem de querer, ou será e terá sempre a opção de ser desclassificado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

smile